Foram divulgados nesta semana os resultados da segunda edição da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC), que avalia a alfabetização em todo o país. No Rio Grande do Sul, o teste foi aplicado em 47 escolas públicas e privadas, dividido em três aspectos: leitura, matemática e redação. Em todos eles, o resultado obtido no estado superou a média nacional.
Mais de 52% dos alunos do terceiro ano superaram a pontuação máxima em leitura, demonstrando, entre outras coisas, que conseguem identificar temas de uma narrativa e características de personagens em textos. A média nacional foi 44,5%. Em um pacto nacional, o Governo Federal definiu que toda criança deve estar plenamente alfabetizada até os oito anos de idade ou até o terceiro ano do Ensino Fundamental.
No estado, quase 40% apresentaram capacidade adequada em matemática, tendo, por exemplo, domínio de adição e subtração e habilidade para resolver problemas envolvendo cédulas e moedas. A média nacional foi 33%. Em escrita, 35% superaram o desempenho esperado ao fazerem uma redação, contra a média nacional de 30,1%.
A avaliação foi elaborada em uma parceria do Movimento Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro/Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
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