Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(Dnit) finalizaram nesta terça-feira (10) o laudo que decreta situação de emergência na ponte sobre o Rio Uruguai, em Iraí, no Norte do RioGrande do Sul. Após diversas vistorias na estrutura, uma das principais ligações com Santa Catarina, engenheiros e projetistas da autarquia constataram falhas em um dos vãos, que fica no km 0 da BR-386.
O documento elaborado pelo Dnit foi encaminhado ao Ministério dos Transportes, em Brasília. A obra emergencial na ponte, com dispensa de licitação, deve ser contratada até o início de janeiro do ano que vem. O trânsito seguirá em meia pista no local para veículos normais, com velocidade reduzida de 40 km/h. Caminhões bitrens, com peso maior do que 57 toneladas, estão proibidos de cruzar a estrutura.
O Dnit está sinalizando os trechos próximos à ponte para que os motoristas possam pegar rotas alternativas. Mesmo os veículos que possuem licença para transporte acima de 57 toneladas terão que fazer o desvio, ou pelo município de Nonoai, via ERS-406, ou pela BR-153, por Erechim.
As suspeitas sobre a estrutura começaram a ser divulgadas no início de novembro, após uma série de denúncias de moradores e motoristas. As placas da ponte se movem em condições acima do considerado normal. Com a movimento intenso, as proteções laterais, em concreto, também já foram danificadas. Embaixo, é possível perceber que há infiltração nas emendas. O DNIT acredita que o movimento da ponte esteja ligado ao desgaste d
postado por Levi de Oliveira
Social Midia