Software
consolidará recursos em um aplicativo disponível via Internet articulado
pelo Estado e municípios; Palmeira das
Missões se disponibilizou para implementação do programa-piloto
A Secretaria de Estado da
Educação (Seduc/RS) lança projeto-piloto de Gestão do Transporte Escolar, um Software que visa elevar a qualidade do
serviço no Estado. A ferramenta foi desenvolvida pelo Governo do Estado por
meio de parceria com a MSTECH Educação e Tecnologia S/A com a intenção de
trazer para o cotidiano da SEDUC, municípios e terceiros envolvidos,
transparência e gestão do Transporte Escolar Público no Rio Grande do Sul. Sabendo
da existência do estudo, lideranças de Palmeira das Missões mostraram interesse
na aplicabilidade do projeto no município e fecharam parceria com o
Departamento de Articulação com os Municípios DAM/SEDUC.
Na sequência, as orientadoras Educacionais da Mstech, Tanise Bittencourt e Catimar Marques Farias, estiveram em
Palmeira das Missões, nas últimas semanas do mês de fevereiro, para estudo de
zoneamento das linhas transcorridas pelo
Transporte Escolar no município. As técnicas trabalharam e buscaram informações
e dados no Setor de Informatização (ISE) da 20ª Coordenadoria Regional de
Educação (CRE) com a responsável Rosanete Saurin, na Secretaria Municipal de
Educação (SME), com o técnico Tiago Guittler e com o coordenador do
Transporte no município, Rivelino Lima e ainda realizaram estudos in loco.
De acordo com o diretor do DAM/SEDUC, Itamar Baptista Chagas, o sistema,
além de disponibilizar documentos, de modo público, concentra, processa e
disporá dados necessários à gestão do transporte escolar pelos municípios e
pelo Estado, com a possibilidade de vincular a cada rota de transporte escolar
ao veículo, ao condutor, aos alunos transportados, à quilometragem, entre
outras facilidades. Dessa forma, é possível o cálculo de custos com veículo,
rota, quilômetro, manutenção por veículo, custo aluno por rota e outros. “Com
esse propósito, se poderá estabelecer diretrizes claras e transparentes,
possibilitando o aprimoramento de ferramenta de gestão, articulado e em regime
de colaboração com os municípios”, destacou.
Para Lima o projeto permitirá uma
melhor administração da frota dos veículos escolares, manutenção, controle dos
itinerários, aprimoramento e melhores condições de transporte aos alunos, visto
que com o novo zoneamento, diminuirá o tempo do estudante dentro do carro entre
outras vantagens.
A aplicabilidade do projeto deve ocorrer ainda em março, durante o
início do ano letivo e articula-se a presença do governador José Ivo Sartori no
lançamento oficial do Projeto na região. Nas tratativas entre o município de
Palmeira das Missões e o DAM/SEDUC estão o diretor,
Itamar Chagas e as assessoras Lisete Link e Fátima Busatto, a coordenadora interina da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira, a
secretária municipal de Educação, Nirlene Boeri, o secretário do Gabinete de
Projetos da prefeitura Gesiel Serra, entre outras lideranças.
Implantação
do Software
Oferta heterogênea do transporte
escolar no que se refere à gestão e às condições do serviço prestado. Transição
para uma gestão profissional atendendo a legislação do transporte escolar
nacional e estadual; normatização de critérios de oferta e de uso do
transporte; mantem banco de dados atualizado; maior alcance dos recursos
públicos relacionados ao transporte escolar; redução de custos operacionais com
a otimização das rotas de transporte escolar e contribuirá para o planejamento
da rede física educacional. O Sistema é desenvolvido pela latitude e longitude.
Ele encontra a escola e já localiza quem são os alunos que necessitam de
transporte escolar.
O
Programa
As normas, responsabilidades e parâmetros do programa permitirão o
direito ao transporte escolar, com qualidade e segurança, enquanto necessidade
para o acesso educacional; processos mais racionais e maior economia de
recursos; ganho de produtividade decorrente da racionalização normativa e da
escala pela adoção de técnicas de trabalho em comum; formação de cultura
funcional técnico-administrativa, que favorece a troca de informações e a
articulação de ações; maior integração
das atividades administrativas e técnico-operacionais pertinentes aos sistemas
de transporte escolar; eliminação de práticas
individuais, geralmente orientadas por interesses particulares ou de grupos
específicos; melhoria da capacidade de gestão, na medida em que facilita os
processos de orientação administrativa e a ação técnico-metodológica.
.
Apoio
à gestão
O Sistema Informatizado de Gestão do
Transporte Escolar permitirá a realização de análises oportunas e precisas a
respeito dos riscos; formulários de cadastro e de pesquisa do Sistema Municipal
do Transporte Escolar, veículos, condutores, monitores, fornecedores, rotas,
combustíveis, usuários, instituições e outros; dados de alunos, escolas, e
redes, por Coordenadorias Regionais de Educação; sistema de otimização de rotas; legislação,
normas de trabalho e de uso do transporte escolar; documentos
técnico-metodológicos; relatórios, indicadores, estatísticas e informações
gerais do transporte escolar no Estado.
Crédito: Jô do Carmo – ACS/20CRE/SEDUC
Sugestao de legenda: Técnicas da MSTECH
Educação e Tecnologia trabalham na concretização do novo mapeamento junto à SME
e 20ªCRE
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