São esperados mais de 34 milhões de declarações
O programa para declarar o Imposto de Renda de 2022 estará disponível a partir de 7 de março, e os dados devem ser enviados à Receita Federal até 29 de abril. São esperados mais de 34 milhões de declarações.
Neste ano, houve um atraso em relação aos anos anteriores, quando a declaração começava dia primeiro de março. Segundo o subsecretário de gestão corporativa do Fisco, Juliano Neves, as mobilizações dos agentes da Receita Federal por reajuste salarial e as novidades do programa atrasaram o cronograma.
A principal novidade da declaração do imposto de renda em 2022, segundo a Receita Federal, é que a chamada declaração pré-preenchida será oferecida a todos os contribuintes. Nesse documento constam todas as informações que a Receita já possui, o que facilita na hora de preencher os dados.
Para ter o nível de segurança prata é necessário que a instituição financeira na qual o contribuinte tem conta confirme que a pessoa é ela mesma. Já o certificado nível ouro, exige cadastro da biometria facial no portal gov.br.
Outra novidade deste ano é que a declaração poderá ser feita de forma simultânea em todas as plataformas, no computador, on-line ou pelo aplicativo.
As restituições devem ser pagas em cinco lotes, o primeiro em 31 de maio e o último, dia 30 de setembro.
Com informações Grupo Chiru
0 Comentários