Na tarde da ultima quinta-feira dia 19 de janeiro de 2023 moradores da Linha Filipiaki e São Valentim do Braga foram surpreendidos por uma cena inusitada e triste, milhares de peixes foram encontrados mortos no Rio Braga, o que chamou a atenção de quem esteve no local.
A reportagem esteve na propriedade do Sr. Mariano e da dona Inês Wietchorek que ficaram apavorados, pois a situação está realmente muito complicada, “é muito triste ver nosso Rio nesta situação” frisou Inês.
Em contato com PATRAM de Frederico Westphalen, o Sargento Fabiano Lima da Silva confirmou que na manhã desta sexta-feira atenderam uma denúncia e estiveram vistoriando vários locais do Rio, fazendo o levantamento fotográfico, e constataram a mortandade de peixes no Rio Braga, na localidade das linhas Filipiaki, São Valentim do Braga e São Roque do Braga onde os policiais encontraram um vazamento de dejetos suínos de uma pocilga, apontado como a possível causa da contaminação que causou a morte dos peixes.
A guarnição lavrou a ocorrência e tomará às medidas cabíveis, o Sargento Fabiano frisou “a PATRAM não vai fechar os olhos para este tipo de ocorrência, vai fazer o máximo que pode para identificar quem cometeu este tipo de delito, nos precisamos se conscientizar que esta água é o bem mais precioso que nos temos, nos vamos intensificar a fiscalização para coibir este tipo de ocorrência” concluiu o Sargento Fabiano que lembrou ainda da importância que a comunidade trabalhe junto com a PATRAM, denunciando através do telefone e WhattsApp 37446919 para impedir que fatos semelhantes não ocorram mais.
Fato semelhante já havia acontecido e atendido pela guarnição da Patrulha Ambiental (Patram) em agosto de 2016.
Fonte: Redação Portal A Informação
Fotos: Portal A Informação
0 Comentários